Quissama - O Império dos Capoeiras - Jogo Nacional!

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Quissama - O Império dos Capoeiras - Jogo Nacional!

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Prepare-se para viver as emoções de Quissama, um boardgame inspirado no livro O Império dos Capoeiras, romance histórico-policial de Maicon Tenfen.
Nosso cenário é o Rio de Janeiro de 1868, época em que a cidade estava dividida pela guerra secreta dos Nagoas e Guaiamuns, duas das maiores e mais temidas maltas de capoeiras de todos os tempos.
Na Taverna do Araújo, Vitorino Quissama tem uma importante conversa com Daniel Woodruff, um detetive inglês que está de passagem pelo Brasil. Em troca de um valiosíssimo colar de turmalinas, o moleque tenta convencêlo a encontrar sua mãe, Bernardina, uma escrava que fugira para um destino ignorado.
Suspeitando que a joia seja roubada, Woodruff recusa o pedido de Vitorino e se prepara para retornar ao seu país de origem.
Mas o inglês não consegue partir. É procurado pelo escritor José de Alencar, então Ministro da Justiça, que o convence a aceitar um último trabalho no Brasil. Woodruff pensa que se trata de um caso simples, mas logo descobrirá uma conspiração destinada a assassinar a Princesa Isabel e sabotar as políticas abolicionistas de D. Pedro II.
O mais surpreendente, para Woodruff, é que a conspiração está relacionada à busca pessoal de Vitorino Quissama. E o ponto de conexão se encontra na pantagruélica figura do Alemão Müller, um chefe de malta que comanda os seus capoeiras a partir de um quartel general localizado aos fundos do Cabeça de Porco, “o cortiço dos cortiços” do Rio de Janeiro.

OS PERSONAGENS


player1

Vitorino Quissama
Moleque capoeira que sai à procura da mãe e acaba se tornando um dos lutadores mais famosos de todos os tempos. Forma dupla com Daniel Woodruff, de quem se torna o melhor amigo.

 


player4

Bernardina

A mais misteriosa das personagens, desaparecida por motivos que ninguém consegue compreender, nem mesmo Vitorino, que não poupará energias até encontrá-la.

 

 

player5Nagoas e Guaiamuns

Inimigos mortais no Rio de Janeiro do século XIX. Enquanto os Guaiamuns dominavam a parte central da cidade, os Nagoas se concentravam na zona portuária, na Lapa e nos arredores do Campo de Santana. Se quaisquer das maltas invadissem o território alheio, as consequências seriam desastrosas.

 

 


player2Daniel Woodruff
Um observador da vida brasileira que se deixa sensibilizar pela situação de Vitorino Quissama. Mesmo que contra a vontade, acaba se tornando o maior aliado do moleque.

 

 


player3Araújo

Típico comerciante da época, dono da taverna em que começa a nossa aventura. Pacato e discreto, pode se revelar um bom amigo em momentos de necessidade.

 

 

 

 


player1

José de Alencar
Personalidade histórica. Famoso escritor romântico que escreveu obras-primas como Iracema e O Guarani. Em 1868, época da nossa aventura, ocupava o cargo de Ministro da Justiça.

 

 


player4

Alemão Müller

O estereótipo do escravocrata corrupto e desalmado. Ao colocar seus escravos a serviço do roubo e da extorsão, torna-se um dos bandidos mais organizados do Rio de Janeiro. É dele que Vitorino e Bernardina estão fugindo.

 

 

player5D. Pedro II

Personalidade histórica. Foi o homem que por mais tempo ocupou o cargo de governante do Brasil, quase meio século. Governou de 1840, quando assumiu com apenas 14 anos de idade, até 1889, ao ser deposto pelos republicanos.

 

 


player2Princesa Isabel
Personalidade histórica. Foi a primeira mulher a governar o Brasil. Atuava como regente quando algumas das mais importantes leis abolicionistas foram assinadas: a Lei do Ventre Livre, de 1871, e a Lei Áurea, 1888.

 

 

 

Ficha Técnica
Criação Ricardo Spinelli
Arte Belli Studio
Editora Ludens Spirit
Ano 2015
Jogadores 2 a 5
Tempo 30 minutos
Idade 10+
Idioma Português-BR
Dependência de idioma Pouco texto
Mecânicas
  • Administração de Cartas (Hand Management)
  • Controle de Área (Area Control/Area Influence)
  • Jogadores com Diferentes Habilidades (Variable Player Powers)
  • Seleção de Cartas (Card Drafting)
  • Toma Essa! (Take That)
Formato das cartas
Componentes
  • 100 cartas, sendo:
    • 30 de Capoeiras (10 de um Guaiamum e 5 de dois, 10 de um Nagoa e 5 de dois)
    • 20 de Moeda (15 de uma e 5 de duas)
    • 12 de Liberdade
    • 12 de Burguês
    • 6 de Coroa
    • 6 de Escândalo
    • 5 únicas (Colar, Malta, Cabeça de Porco, Burguesia e Família Imperial)
    • 5 de Bênção Imperial
    • 2 de Bênção de Peito
    • 2 de Fuga
  • 70 marcadores (Meeples), sendo:
    • 30 meeples pretos de Capoeiras
    • 10 meeples coloridos para cada jogador (amarelo, branco, verde e vermelho)
  • 8 cartas de personagem: Quissama, Woodruff, Alemão, Araújo, Princesa, Alencar, Imperador e Bernardina
  • 10 fichas moedas marcadas +1 e +2
  • 1 tabuleiro

 

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Regras do Jogo

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